Dúvidas em configurar sua integração do iFood?

Neste artigo vamos te explicar como funciona esta ferramenta chamada integração!

OBSERVAÇÃO: 

"Antes de prosseguir, você precisa ser um usuário já cadastrado no iFood, mas ainda não possui um cadastro? Clique aqui afiliado e, posteriormente, titular do usuário e senha de acesso ao iFood, devido ao nosso manual!"

Destaque importante no V3

Ao acessar a integração no eComanda versão 3.0, você será automaticamente direcionado para a versão 2.0. Assim as configurações a serem realizadas serão as mesmas deste conteúdo.

Desta forma, como mostra a imagem:

E também, acessando Produtos > De-para integrações:

A seguir realize os passos, como seguem abaixo:

1º Passo: Crie o dispositivo "iFood" no eComanda

Acesse o menu " Estabelecimento> Impressoras e dispositivos" , clique na opção "Novo dispositivo (F1)", na tela de cadastro do novo dispositivo "Desmarque" o campo "Ativo", para executar as configurações solicitadas.

No campo "Nome:" digite "Integração do iFood" e no campo "Tipo de dispositivo" , selecione "iFood", após selecionar o tipo de dispositivo informe no campo usuário e senha seu usuário e senha de acesso ao iFood o mesmo usado para conectar no "Gestor de pedidos / iConnect" que são recebidos após afiliação! 

Após realizar toda a configuração clique em "Gravar" no fim da tela!

Informações Importantes:

No momento da configuração do dispositivo iFood é necessário nos atentarmos aos seguintes campos:

- Rejeitar pedidos se estiverem fora da área de entrega?: Ao marcar esta opção, os pedidos fora da área de entrega configurados não serão integrados em sistema.

- Usar a taxa de entrega do eComanda?: Ao marcar esta opção, será aplicado o valor da taxa de entrega configurado dentro do eComanda.

-Id do dispositivo (caso esteja fora da rede do app): Este ID de Dispositivo é válido para Impressoras, Balanças e ID de chamadas ou se você utiliza o sistema em Nuvem

OBSERVAÇÃO:

Após registrar o dispositivo iFood no sistema, volte para a tela "Impressoras e dispositivos" e veja a opção "Testar", localizado depois da opção "Editar" do dispositivo iFood. Esta opção serve para testar se os dados de login e a senha usada para conectar no "Gestor de Pedidos / iConnect" estão disponíveis .

ATENÇÃO!

Uma vez registrado o dispositivo "iFood ou integração iFood" (ou como desejar) no sistema, será habilitada a opção "Depara (F3)" localizada na tela de "Integração do iFood" por esta opção que você pode executar todo o processo de "Depara" ou "De - Para" (Origem e Destino) que é o ajuste do cardápio entre o eComanda e o iFood. 

No link abaixo, veja com mais detalhes como realizar a configuração do Depara na versão 2.0:

2º Passo: Ativar dispositivo "iFood" no eComanda

Uma vez concluído todo o ajuste do Depara volte ao menu "Estabelecimento > Impressoras e Dispositivos" clique no botão "Editar" localizado à frente do dispositivo iFood criado, marque o box "Ativo" e clique em "Gravar". Feito isso clique no nome "eComanda" e verá que irá aparecer um ícone no topo do sistema com o nome "iFood" indicando que a integração com o eComanda ocorreu com êxito.

  • O novo ícone correspondente ao iFood irá aparecer na cor "vermelha" indicando que sua loja esta fechada para vendas no iFood!

Para habilitar a "venda" iFood e liberar sua loja para receber pedidos pelo site do iFood, clique sobre o ícone correspondente e na tela de "Integração" clique na opção "Ativar iFood" localizada na parte superior direita! Após ativar o ícone ficará na cor "Verde" sinalizando que sua loja no site esta apta para receber pedidos e que os mesmos já serão integrados com a eComanda!

3º Passo: Realizar "Depara" das Formas de pagamento

Assim como o DEPARA de cardápio entre iFood e eComanda precisa ser feito é preciso também que seja realizado o Depara (de-para) das formas de pagamento, para que o pagamento entre de forma correta quando o pedido for integrado ao sistema, para isso acesse o menu “Estabelecimento > Configuração” e no menu "Administrar" localizado à direito da tela clique em "Formas pagamento (F6)" 

Após clicar em "Formas pagamento (F6)", clique em "Formas de Pagamento".

Uma vez cadastrado as forma de pagamento clique sobre ela para "editar" e vá em "Código de integração iFood:"  Neste campo selecionamos a forma de pagamento do iFood, esse campo é necessário para que a forma de pagamento entre de forma correta quando o pedido for integrado ao sistema.

Obs.: É preciso que a forma de pagamento esteja habilitada nos "tipos de pedido"

COMO FUNCIONA A NOVA INTEGRAÇÃO iFood VIA API?

Com a nova integração iFood via API "não será mais necessário utilizar o iConnect ou Gestor de Pedidos", todo o pedido recepcionado pelo iFood entrará de forma direta (automática) na tela de "Integração" do sistema e impresso nas impressoras correspondentes.

Cada pedido efetuado no iFood, é recepcionado pelo sistema que irá notifica-lo com um "breve" aviso sonoro (deixe sempre a caixa de som do PC ligada)!

Para que a venda iFood funcione é preciso que o eComanda APP esteja aberto e conectado.

Para que o pedido mude o status no iFood para "saiu para entrega" é preciso que dentro do eComanda "Consulte" o pedido e mude o "estado" para "Em Trânsito" dentro do eComanda dessa forma o status do pedido é alterado no iFood.

QUANDO UM PEDIDO NÃO É INTEGRADO O QUE FAZER?

Quando um pedido não for integrado na tela de "Integração" o sistema irá exibir qual o erro que ocorreu e habilitar um botão de "Verificar", para que aplique a correção Processe o pedido, Confirme ou Rejeite o mesmo!

Ao clicar no botão "Verificar" o sistema lhe listará 3 opções de verificação:

  • Processar: Este botão permite que o pedido seja integrado no sistema eComanda "APÓS" a correção de depara ou outro problema ocorrido no pedido e gerado o erro.
  • Confirmar: Este botão serve para casos onde o estabelecimento não pode realizar a correção de um pedido não integrado, mas precisa confirmar para o iFood que a venda foi aceita e será realizada. Obs.: "Ao clicar neste botão o sistema lhe indagará que o pedido não será integrado de forma automática sendo necessário o lançamento manual". Para isso, primeiro confirme o pedido para que o cliente seja notificado que o pedido foi aceito pelo estabelecimento, depois realize o lançamento manual do pedido em sistema, com o pedido efetuado retorne a tela de "Integração" e realize a "Vinculação" do pedido iFood com o pedido feito manualmente clicando no botão "Vincular Pedido".

       Veja o exemplo abaixo:

  • Rejeitar: Este botão permite com que o estabelecimento possa rejeitar um pedido não integrado com problema. Esta ação irá fazer com que o iFood entre em contato para saber o motivo da rejeição.

Veja também no link abaixo, sobre "Problemas com Integração"

INFORMAÇÕES IMPORTANTES!

1 - O gestor de pedidos deve ser usado em modo de visualização (Leitura), o que permite que você faça contato com o seu cliente e motoboy através do chat do GP.

2 - Para clientes que já possuam o dispositivo "iFood" cadastrado em sistema basta acessar o menu "Estabelecimento > Impressoras e Dispositivos" e clicar no campo "Editar" localizado à frente do dispositivo cadastrado e informar o "Usuário e senha" de acesso iFood recebidos após a filiação! Como exemplificado no "2º Passo: Ativar dispositivo "iFood" no eComanda"

Saiba mais na FAQ sobre integração iFood, acesse o link:

http://ajuda.ecomanda.com.br/pt/articles/4490802-faq-integracao-ifood


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